CIDADES - ESCAPADELAS - BUDAPESTE

BudapesteSituada nas margens do rio Danúbio, no Norte da Hungria, a cerca de 40 km da fronteira com a Eslováquia, a capital nacional, com um quinto da população húngara, domina a vida cultural, educacional, política e económica, produzindo 40% das manufacturas do país.

A cidade está dividida em duas partes distintas: Buda, na margem ocidental do rio, e Peste, na oriental. Ambas se uniram numa cidade em 1872. Os Romanos ergueram um acampamento militar em Buda. O rei Matias Corvino (1458-1490) fortificou a cidade medieval e fez dela a capital da Hungria no século XV. Peste, na planície que fica a leste, uma pequena fortificação romana do século I d.C. e, mais tarde, um activo centro de comércio, expandiu-se rapidamente depois de se tornar parte da capital. Tem avenidas concêntricas orladas de árvores, cruzadas por transversais, como a Rakoczi Ut, a principal rua comercial, que irradiam a partir da cidade interior de Peste, onde ainda se podem ver restos das antigas muralhas, além de uma igreja paroquial do século XII com um nicho de oração muçulmano, utilizada como mesquita durante a ocupação turca (1541-1686), o Teatro de Concertos Vigado, onde tocaram os compositores Liszt, Brahms, Bartok e Kodaly, e modernos hotéis da beira-rio. O enorme edifício de cúpula do Parlamento domina a zona ribeirinha para norte, com ministérios e tribunais nas proximidades. O metropolitano de Peste, iniciado em 1895, é o segundo mais antigo do Mundo, a seguir ao de Londres.

Várias pontes - completamente restauradas depois de terem sido destruídas durante a guerra - ligam Buda e Peste. A mais antiga, a Ponte das Correntes, foi desenhada e construída pelos engenheiros britânicos William e Adam Clarke (1839-1849). A Ponte Margaret liga as duas margens à estância turística da Ilha Margaret.

Extensos subúrbios, cujas indústrias incluem as metalomecânicas, dos artigos eléctricos, os produtos alimentares, os produtos químicos e a refinaria de petróleo, os produtos farmacêuticos, o papel e os têxteis, cercam a Peste exterior. Esses subúrbios contrastam com a parte da cidade do lado de Buda - onde vivendas, segundas residências e estâncias para passeios no Verão e esqui no Inverno se disseminam pelas colinas de Buda - e com o encantador subúrbio meridional de Budafok, onde foram cavadas adegas nas encostas que ladeiam o rio.

Já conhece a nossa Galeria de Imagens de Budapeste?

O QUE VER E FAZER?

Budapeste é uma das capitais da Europa Central mais atraentes, tanto pela sua beleza, como pela sua intensa actividade cultural. Poderíamos afirmar que existem duas cidades, Buda de um lado e Peste de outro, separadas romanticamente pelo rio Danúbio.

A vida cultural em Budapeste é muito rica. Aproveite para ir à Casa de Ópera, uma das melhores da Europa, e assistir a um dos seus espectáculos.

As termas localizadas em Buda, a parte mais antiga da cidade, são um dos principais atractivos desta cidade húngara.

O complexo Vigadó Redoute oferece uma grande variedade de restaurantes, galerias de arte, teatro e até um salão de baile onde poderá dar “dois passinhos” de dança! A Praça Vigadó, em frente ao complexo, tornou-se um ponto de encontro de Budapeste, ideal para conviver com a população local.

O Parlamento constitui um edifício majestoso que não pode perder, construído em estilo gótico, está repleto de torres e pináculos. Aproveite para visitar a Basílica de São Estevão, a maior igreja da cidade edificada em 1851. No seu interior poderá deslumbrar-se com pinturas, esculturas e diversas obras de arte de artistas húngaros.

Do lado de Buda, de realçar o Castelo Halászbástya que constitui um conjunto de sete torres em estilo gótico do século XIX.

As estátutas feitas durante a ditadura comunista instalada no país podem ser encontradas no Szoborpark. Sugerimos uma visita ao Palácio Real de Buda, rico em relíquias, moedas e múltiplos objectos ligados à história do país.

Para finalizar a visita, poderá comprar alguns souvenirs, passando entre as pontes Elizabeth (nome atribuído em homenagem à princesa Sissi) e a das Correntes encontrará uma feira de artesanato e de produtos típicos.

Para mais vídeos sobre Budapeste, consulte o canal oficial do Turismo de Budapeste no Youtube.

Se desejar adquirir um guia de viagem do seu destino, visite a secção de Guias de Viagem.


PROGRAMA DE VIAGEM

1º Dia - Lisboa/Budapeste
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Budapeste. Chegada. Transporte livre ao Hotel. Alojamento.

2º Dia ao Penúltimo Dia - Budapeste
Estadia no Hotel em regime de Alojamento e Pequeno-Almoço. Dias inteiramente livres para actividades de carácter pessoal. Possibilidade de efectuar diversas excursões facultativas.

Último Dia - Budapeste/Lisboa
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Lisboa. Chegada. Fim dos nossos serviços.



SUGESTÕES DE ALOJAMENTO

Hilton Budapeste Hilton Budapeste - 5 estrelas
Situado junto dos pontos de maior interesse da cidade, no coração da zona histórica do castelo, e junto da Igreja Gótica de Matthias. Alguns dos seus 322 quartos dispõem de vistas sobre o Danúbio. Todos dispõem de casa-de-banho privativa, ar-condicionado, televisão e mini-bar. O Hotel dispõe ainda de vários bares e restaurantes, sala de conferências, e de um fitness centre com sauna.
   
Carlton Hotel Budapeste Carlton Hotel Budapeste - 4 estrelas
Situado a curta distância do centro da cidade. Dispõe de 95 quartos todos com casa-de-banho privativa, secador de cabelo, ar-condicionado, mini-bar, televisão e pay-tv, telefone e cofre.
   
Mercure Budapeste Korona Mercure Budapeste Korona - 4 estrelas
No coração da cidade, frente ao Museu Nacional, a apenas 5 minutos das margens do Danúbio. Os seus 424 quartos insonorizados dispõem de casa-de-banho privativa, televisão e mini-bar. O Hotel dispõe ainda de lojas, serviço de lavandaria, babysitter e Business Center.
   
Hotel Taverna Hotel Taverna - 4 estrelas
No lado de Peste, inserido numa zona sem trânsito, na principal área comercial da cidade. Dispõe de 203 quartos, todos com ar-condicionado, casa-de-banho privativa, telefone, televisão e mini-bar. O Hotel dispõe ainda de sauna, solário, fitness center e salão de beleza. Dispõe também de diversos restaurantes.
   
Ibis Centrum Budapeste Ibis Centrum Budapeste - 3 estrelas
Inaugurado em 1998, este hotel está localizado no centro cultural e de negócios da cidade e a curta distância da famosa Avenida "Váci" conhecida pelas suas inúmeras lojas. A apenas 100 metros dispõe de uma estação de metro. Oferece 126 quartos, todos com casa-de-banho privativa, telefone e televisão.
   


EXCURSÕES OPCIONAIS

Visita de Cidade, Budapeste à noite, Vale do Danúbio, Szentendre – aldeia de artistas



Para mais informações e/ou reservas de mini-férias em cidades europeias (ou combinações de cidades) contacte-nos.

Condições Gerais