CIDADES - ESCAPADELAS - DUBLIN

DublinCapital da República da Irlanda, em ambas as margens do rio Liffey, na costa oriental. Os vikings fundaram uma colónia na foz do rio no século IX e aí permaneceram até Brian Boru, o rei guerreiro da Irlanda, os ter expulsado depois da Batalha de Clontarf (1014). Os Normandos fizeram de Dublin base para a conquista da Irlanda em 1170. Nos finais da Idade Média, porém, o território sob o domínio inglês já havia sido reduzido a uma pequena área em volta de Dublin denominada The Pale (a Paliçada).

Dublin é, em ampla medida, uma cidade do período jorgiano. A Mansion House, a residência do Lord Mayor desde 1715, foi o local onde, em 1919, se proclamou a independência do país. A Leinster House, onde se reúne o Dail, ou Parlamento, foi iniciada em 1744. A Custom House (1791) e Four Courts (1786) datam do mesmo período. O Connell Street, uma das artérias mais largas e mais belas da Europa, avança para norte desde o Liffey, passando pelo edifício dos Correios, sede dos insurrectos durante a Revolta da Páscoa de 1916. O Castelo de Dublin, de traça em parte normanda, foi sede da administração britânica da Irlanda durante séculos. Foi restaurado para alojar repartições do Governo. A sul do Liffey, ergue-se a Catedral de S. Patrício, com uma torre do século XIV encimada por uma flecha do século XVIII.

Dublin tem laços preciosos com a literatura. Jonathan Swift (1667-1745), autor das Viagens de Gulliver, nasceu em Hoes Court e foi deão da catedral durante 32 anos, a partir de 1713. O dramaturgo George Bernard Shaw (1856-1950) nasceu em Synge Street, e o escritor Oliver Goldsmith (cerca de 1728-1774) estudou no Trinity College. Nas proximidades, fica Merrion Square, onde nasceu outro dramaturgo, Oscar Wilde (1854-1900). James Joyce (1882-1941), autor de Dubliners e Ulysses, também nasceu da cidade.

Na biblioteca de Trinity College encontram-se o Book of Kells, um livro ilustrado dos Evangelhos do século VIII, e a harpa de Brian Boru, rei irlandês do século XI, que serve de emblema de marca do produto mais famoso de Dublin, a cerveja Guinness, fabricada perto da Estação Hueston, um dos principais terminais ferroviários da cidade. Pela Ponte de Hueston passa a estrada para Phoenix Park, que, com cerca de 7 km², é o maior parque urbano da Europa.

A posição estratégica de Dublin, diante da Grã-Bretanha, o seu porto, aeroporto e rede de estradas fazem dela o ponto fulcral do comércio e indústria irlandeses. Tem indústrias eléctricas, metalúrgicas, alimentares e gráficas e é o maior terminal das ligações de ferry-boats e a porta de entrada no país para a maior parte dos turistas.

O QUE VER E FAZER?

Dublin é uma cidade vibrante e cosmopolita que transborda de energia e de emoção. A cidade é um centro de cultura e tem à sua disposição todos os belos museus, galerias de arte e teatros. A sua visita pode começar pelo Trinity College, a universidade mais antiga da Irlanda, fundada em 1592. O College também é famoso pela exposição do Book of Kells.

Não perca o Parque Phoenix, que está espalhado por 700 hectares e é o maior parque urbano da Europa. No recinto do parque encontrará o Jardim Zoológico com uma grande diversidade de animais e pássaros.

O Museu Irlandês de Arte Moderna oferece uma vasta colecção de arte do século XX. Na Antiga Destilaria Jameson produz outra arte não menos interessante, a produção de uísque. Para remontar aos tempos medievais, visite o Castelo de Dublin no coração da cidade. Se preferir algo mais actual, nada melhor que visitar o recente Museu Nacional da Irlanda, museu de artes decorativas e da história económica, social, política e militar da Irlanda. O museu situa-se no mais antigo quartel militar da Europa.

O Museu de James Joyce também é um local interessante para visitar. Descubra o Castelo de Malahide e admire a Exposição de Comboios Miniatura de Fry. Para descontrair, dirija-se ao Guinness Storehouse onde poderá ver como é feita a cerveja Guinness e degustá-la no Gravity Bar enquanto contempla a paisagem.

Para finalizar, visite a Catedral de Christchurch que remonta ao século XI e apresenta 1000 anos de culto religioso.

Para mais vídeos sobre Dublin, consulte o canal oficial do Turismo de Dublin no Youtube.

Se desejar adquirir um guia de viagem do seu destino, visite a secção de Guias de Viagem.


PROGRAMA DE VIAGEM

1º Dia - Lisboa/Dublin
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Dublin. Chegada. Transporte livre ao Hotel. Alojamento.

2º Dia ao Penúltimo Dia - Dublin
Estadia no Hotel em regime de Alojamento e Pequeno-Almoço. Dias inteiramente livres para actividades de carácter pessoal. Possibilidade de efectuar diversas excursões facultativas.

Último Dia - Dublin/Lisboa
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Lisboa. Chegada. Fim dos nossos serviços.



SUGESTÕES DE ALOJAMENTO

Westin Dublin Westin Dublin - 5 estrelas
Localizado junto do Trinity College, e de outros pontos de interesse turístico da cidade, inserido num elegante edíficio do século XIX, a curta distância da famosa Grafton Street, conhecida pelas suas lojas exclusivas. Os seus quartos dispõem de casa-de-banho privativa, cofre, televisão, fichas para computadores, entre outros. O hotel dispõe ainda de bar, restaurante, ténis, lojas e um fitness center.
   
Hibernian Hotel Dublin Hibernian Hotel Dublin - 4 estrelas
Um santuário de tranquilidade no centro de Dublin. Inserido num edíficio Victoriano do final do século XIX. Dispõe de 40 quartos todos com casa-de-banho privativa, televisão, telefone, ar-condicionado, rádio entre outros.
   
Davenport Hotel Davenport Hotel - 4 estrelas
Localizado no centro da cidade, inaugurado em 1993 num magnífico edíficio de 1863. Dispõe de 108 quartos, 10 suites júnior e 2 suites. Todos os quartos dispõem de casa-de-banho privativa, ar-condicionado, televisão por cabo e filmes, telefone com voicemail, fichas para computadores, cofre e secador de cabelo. Estão disponíveis quartos para não fumadores.
   
Gresham Hotel Dublin Gresham Hotel Dublin - 4 estrelas
Localizado em O'Connell Street, a poucos minutos da Temple Bar e da National Gallery. Dispõe de 187 quartos todos com casa-de-banho privativa, telefone, ar-condicionado, rádio . Dispõe de restaurante.
   
Ripley Court Hotel Ripley Court Hotel - 3 estrelas
Localizado no centro da cidade a poucos minutos do International Financial Services Center, da Connolly Railway and Dublin Area Rapid Transit (DART) Station, e da O'Connell Street. Com 100 quartos, todos com casa-de-banho privativa, televisão, telefone, ferro e tábua de engomar e cofre.
   


EXCURSÕES OPCIONAIS

Visita de Cidade, Catedral de St. Patrick, Guiness Storehouse.



Para mais informações e/ou reservas de mini-férias em cidades europeias (ou combinações de cidades) contacte-nos.

Condições Gerais