CIDADES - ESCAPADELAS - OSLO

OsloCapital, maior cidade, porto mais importante e principal centro industrial do país, ao fundo do Oslofjord, na costa sueste da Noruega. Fundada em 1048 por Harald Hardrade, rei da Noruega de 1046 a 1066, a cidade prosperou como centro de comércio e portuário, sendo elevada a capital em 1299. A principal fortaleza da Noruega foi aqui construída em Akershus na Idade Média.

Após um devastador incêndio ocorrido em 1624, a cidade foi reconstruída e recebeu o nome de Cristiânia, em honra de Cristiano IV, então rei tanto da Noruega como da Dinamarca, mas voltou a adoptar o nome anterior em 1925.

As indústrias da cidade primitiva desenvolveram-se ao longo das margens do rio Aker. À volta delas, as casas dos trabalhadores, mercadores e funcionários do Governo espalharam-se pelos lagos, bosques e pântanos para o interior do porto. Como resultado desta irradiação, a Oslo moderna ocupa mais de 450 Km2, o que torna uma das maiores cidades do Mundo em área. Mas retém uma atmosfera rural fora do centro citadino, muito mais pequeno, em virtude das amplas zonas de cintura verde utilizadas pelos residentes para passeios a pé e prática de esqui.

A espinha dorsal da cidade é a avenida conhecida como Karl Johansgate. O nome provém do rei Karl XIV Johan, marechal francês do tempo de Napoleão que foi eleito príncipe herdeiro da Suécia em 1810 e veio a ser rei da Noruega sob a monarquia dupla estabelecida no final das Guerras Napoleónicas. O seu palácio, no centro de Oslo, continua a ser a residência oficial dos monarcas noruegueses. A avenida que tem o seu nome liga o palácio aos principais edifícios da cidade: a catedral (construída em 1697), em frente da qual existe uma estátua do rei Cristiano IV; o mercado central; os edifícios originais da Universidade, fundada em 1811, e o Storting, o Parlamento da nação.

Ao redor deste conjunto dispõem-se os teatros, museus e galerias, entre as quais uma dedicada á obra do pintor expressionista Edvard Munch (1863-1943). Perto também, fica o Parque Frogner, ornamentado com obras do escultor Gustav Vigeland (1869-1943), e mais para o interior as rampas de saltos de esqui de Holmenkollen, onde desde 1892 se realiza um campeonato anual de saltos.

A ilha de Bygdoy, diante do porto, alberga uma soberba exposição marítima que inclui: navios restaurados dos Vikings; o Fram, o navio usado pelo explorador Fridtjof Nansen para a sua viagem através dos gelos flutuantes do Ártico em 1893-1896; o Gjoa, o navio em que Roald Amundsen se tornou em 1903, o primeiro homem a atravessar a passagem do Noroeste, e a Kon-Tiki, a jangada de madeira de balsa em que o antropólogo Thor Heyerdahl cruzou o Pacífico, da América do Sul até à Polinésia, em 1947.

Já conhece a nossa Galeria de Imagens de Oslo?

O QUE VER E FAZER?

Oslo localizado à beira mar, mas rodeado de florestas, lagos e ilhas oferece um panorama magnifico. Propomos uma visita que poderá iniciar-se com um passeio de barco pelos fíordes que lhe permitirá admirar a beleza das paisagens naturais.

Ao sair do barco, passe pela baía para visitar os bairros elegantes mas também para deliciar-se nos diversos restaurantes ou ainda tomar um café num bar, sempre acompanhado pela beleza deste cenário.

Sugerimos que se desloque ao centro da cidade onde se encontram os mais importantes monumentos da cidade. O Palácio Real, a Galeria Nacional da Arte, a Universidade de Oslo, o Teatro Nacional e o Radhuset são locais passionantes para conhecer. O Museu Munch apresenta um local mágico, com obras exclusivas do grande artista Munch. Todos eles estão a pouca distância o que lhe permitirá fazer a visita a pé passeando e apreciando a doce paisagem envolvente.

Poderá conhecer o Vigelandsparken, um parque com 192 esculturas de Gustav Vigeland. Duas destas esculturas são notáveis e destacam-se: a Roda da Vida e o Monolito, uma coluna de quase 20 metros com mais de 100 figuras.

Para terminar convidamo-lo a visitar os museus mais famosos da cidade. O Museu Histórico reúne o Museu Etnográfico, a Colecção Nacional de Antiguidades e a Colecção Nacional de Moedas e Medalhas. Todo o museu é rico em obras medievais, sacras e pagãs, mas também raridades da época dos vikings. Não perca a ocasião para visitar o Vikingskipshuset (museu do navio viking).

Se desejar adquirir um guia de viagem do seu destino, visite a secção de Guias de Viagem.


PROGRAMA DE VIAGEM

1º Dia - Lisboa/Oslo
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Oslo. Chegada. Transporte livre ao Hotel. Alojamento.

2º Dia ao Penúltimo Dia - Oslo
Estadia no Hotel em regime de Alojamento e Pequeno-Almoço. Dias inteiramente livres para actividades de carácter pessoal. Possibilidade de efectuar diversas excursões facultativas.

Último dia - Oslo/Lisboa
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Lisboa. Chegada. Fim dos nossos serviços.



SUGESTÕES DE ALOJAMENTO

Rica Grand Hotel Rica Grand Hotel - 5 estrelas
Hotel de luxo, situado na principal avenida de Oslo, a Karl Johan, entre o Parlamento e o Palácio Real, junto à zona comercial e cultural da cidade. Dispõe de 289 quartos, com televisão, mini-bar, secador de cabelo e telefone.
   
First Hotel Millenium First Hotel Millenium - 4 estrelas
Inaugurado em 1998, este hotel com localização central, junto do Parlamento, fica a apenas 2 minutos a pé da Avenida Karl Johan. Os seus 112 quartos dispõem de casa-de-banho privativa, secador de cabelo, mini-bar e televisão.
   
Radisson SAS Scandinavia Radisson SAS Scandinavia - 4 estrelas
Hotel no centro da cidade, junto do Palácio Real. Os seus 488 quartos dispõem de rádio, televisão com canais de vídeo, telefone, mini-bar, ar-condicionado e secador de cabelo. O hotel dispõe ainda de um bar no topo do edíficio com vistas sobre a cidade, piscina e health club.
   
Thon Europa Thon Europa - 3 estrelas
Localizado no centro da cidade, perto do Palácio Real, de restaurantes, teatros e da principal zona comercial da cidade (Karl Johansgate). Os quartos dispõem de televisão, rádio, telefone, mini-bar e secador de cabelo.
   




Para mais informações e/ou reservas de mini-férias em cidades europeias (ou combinações de cidades) contacte-nos.

Condições Gerais