CIDADES - ESCAPADELAS - ROMA

RomaA capital e maior cidade do país, situada nas margens do Tibre, a 25 Km da costa oeste. A cidade Eterna aumentou 12 vezes desde 1870, quando foi elevada a capital - uma explosiva taxa de crescimento que em larga medida explica os dois maiores problemas de Roma: a falta de planeamento e o trânsito caótico.

Fundada, de acordo com a tradição, por Rómulo, o filho mítico de Marte, Deus romano da guerra, em 753 a. C., está edificada sobre sete colinas e rodeada pela muralha Aureliana. O seu carácter e esplendor arquitectónico derivam de dois períodos historicamente distanciados: os primeiros três séculos do Império Romano (27-300 d. C.) e os três séculos do Renascimento e do Barroco (1450-1750).

Embora grande parte dos monumentos tenha sido saqueada, a grandiosidade da cidade imperial era tal que provavelmente nunca na História se reuniram num só lugar tantos e tão magníficos edifícios públicos. Após a queda do Império Romano, seguiram-se 1000 anos de incúria e devastação, ressalvando-se apenas a construção de algumas igrejas cristãs primitivas e as vastas catacumbas, utilizadas mais tarde como refúgio pelos cristãos perseguidos.

No século XV, os papas canalizaram todo o vigor do Renascimento para a cidade. As notáveis características desse período são as fachadas de reboco castanho-dourado de muitos edifícios e os monumentos belamente esculpidos de Santa Maria del Popolo. A influência de Miguel Ângelo (1475-1564), pintor, escultor e arquitecto, foi crucial. O seu génio arquitectónico está bem patente no Palácio Farnese.

No século XIX, deu-se uma rápida expansão da cidade e demoliram-se muitos dos maiores prédios, embora a Villa Borghese e um elevado número dos principais monumentos arqueológicos, como o Fórum e os Banhos de Caracala, tenham subsistido. O ditador Benito Mussolini (1883-1945) procurou recriar muitos dos gloriosos panoramas da Roma antiga, mandando arrasar bairros antigos, como o Borgo, e construir avenidas triunfais, como a Via della Conciliazione, que conduz à Praça de S. Pedro, e a Via dei Fori Imperialli, de 1932, que vai da Piazza Venezia ao Coliseu.

Entre outros locais de interesse figuram o Vaticano; a Piazza Campidoglio, planeada por Miguel Ângelo em 1536 e onde se ergue a estátua de bronze do imperador Marco Aurélio, do século II d. C.; Escadaria Espanhola (1725) e a Igreja da Trinità dei Monti (1495-1585); a Villa Borghese, do século XVII, ampliada nos séculos XVIII e XIX; a Via Appia Antica, a principal estrada romana para o Sul da Itália, construída no século III a .C.; o Coliseu (72-80 d.C.); o Foro Romano e o monte Palatino; o Panteão, o único edifício da Antiguidade que sobreviveu praticamente incólume; os Arcos de Tito (81 d. C.) e Constantino (315 d. C.), e numerosas outras igrejas e monumentos, incluindo San Giovanni in Laterano, a chamada Catedral de Roma, reconstruída em 1649, e a Fonte de Trevi (1732-1762), à qual as pessoas atiram uma moeda para assegurar o seu regresso à cidade um dia mais tarde.

Quer descobrir esta maravilhosa cidade em apenas 48 horas? Consulte o nosso guia e conheça o essencial da cidade.

Se desejar adquirir um guia de viagem do seu destino, visite a secção de Guias de Viagem.


PROGRAMA DE VIAGEM

1º Dia - Lisboa/Roma
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Roma. Chegada. Transporte livre ao Hotel. Alojamento.

2º Dia ao Penúltimo Dia - Roma
Estadia no Hotel em regime de Alojamento e Pequeno-Almoço. Dias inteiramente livres para actividades de carácter pessoal. Possibilidade de efectuar diversas excursões facultativas.

Último dia - Roma/Lisboa
Comparência no Aeroporto 90 minutos antes da hora prevista de partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Lisboa. Chegada. Fim dos nossos serviços.



SUGESTÕES DE ALOJAMENTO

Marcella Royal Hotel Marcella Royal Hotel - 4 estrelas
No centro de Roma, a apenas alguns minutos a pé da Via Veneto a da Piazza di Spagna. Oferece 85 quartos com casa-de-banho privativa, mini-bar, televisão e ar-condicionado.
   
Mercure Roma Delta Colosseo Mercure Roma Delta Colosseo - 4 estrelas
Hotel requintado, no centro de Roma. Alguns dos 163 quartos com vista para o Coliseu. Todos os quartos dispõem de casa-de-banho privativa, televisão, telefone e ar-condicionado.
   
Starhotel Michelangelo Roma Starhotel Michelangelo Roma - 4 estrelas
Situado no centro da cidade, a curta distância do Museu do Vaticano e da Praça de S. Pedro. Todos os quartos dispõem de casa-de-banho privativa, secador de cabelo, ar-condicionado, telefone, fax, acesso à internet, mini-bar, cofre e televisão por cabo.
   
Savoy Savoy - 4 estrelas
No centro de Roma, completamente restaurado, dispõe de 130 quartos, todos com casa de banho privativa, ar-condicionado, televisão, ligação sem fios à internet, telefone e cofre.
   
Hotel Montecarlo Hotel Montecarlo - 3 estrelas
Situado junto à Via Veneto, no coração do centro financeiro, diplomático e administrativo. Os seus 44 quartos dispõem de casa-de-banho privativa, televisão, telefone e mini-bar.
   
Hotel Siviglia Hotel Siviglia - 3 estrelas
Situado junto a Piazza della Repubblica, num edíficio do fim do século XIX renovado em 1995. Os seus 40 quartos dispõem de casa-de-banho privativa, telefone, televisão e ar-condicionado.
   
Hotel Edera Hotel Edera - 3 estrelas
Completamente renovado,ambiente moderno. Com uma posição estratégica, permite que se efectue passeios a pé junto aos maiores pontos de interesse da cidade. Os seus quartos dispõem de casa-de-banho privativa, televisão, telefone e mini-bar.
   


EXCURSÕES OPCIONAIS

Meio dia de Visita de Cidade; Museus do Vaticano; Audiência Papal; Coliseu; Castelli Romani; Ostia; Antica



Para mais informações e/ou reservas de mini-férias em cidades europeias (ou combinações de cidades) contacte-nos.

Condições Gerais