COMBOIOS DE LUXO - ROTA DA SEDA

Trans-SiberianoA experiência de, quando há 2500 anos atrás, a Rota da Seda era a mais genuína das “aventuras” para milhões de pessoas que, além do modo de vida, faziam através desta rota a ligação comercial, cultural e étnica entre a velha Europa a Ásia e o Oriente.


Programa de Viagem:

1º Dia – MOSCOVO
Comparência no aeroporto da Portela, em Lisboa, e partida para Moscovo via capital Europeia. Chegada e após as formalidades alfandegárias assistência por um representante do Trans-Siberian Express que acompanhará o transfer para o hotel Baltschug Kempinski * (ou similar) situado perto da Praça Vermelha e do lado oposto ao Kremlin. Recepção de boas vindas e jantar num restaurante da cidade, durante o qual terá oportunidade de conhecer os restantes companheiros de viagem. Regresso ao hotel. Alojamento.

2º Dia – MOSCOVO
Após o pequeno almoço visita de dia inteiro à cidade de Moscovo durante a qual destacamos a Praça Vermelha e também a visita do Kremlin com o seu magnificente Armoury. O almoço e o jantar (incluídos) serão servidos em restaurantes da cidade. Regresso ao Hotel. Alojamento.

3º Dia – MOSCOVO
Pequeno almoço no hotel e manhã livre para últimos afazeres de caracter pessoal nesta monumental cidade. Almoço (incluído). Durante a tarde, e em hora a determinar pelos assistentes locais, saída para a estação, acolhimento, assistência e formalidades de embarque para uma ”Viagem de Sonho” num dos combóios mais emblemáticos do Mundo, o Trans-Siberian Express. Início da viagem em direcção ao sul e à cidade de Volgogrado. Jantar e noite a bordo.

4º Dia – VOLGOGRADO
Nas margens do rio Volga, Stalingrado (como a cidade era conhecida nos tempos dos soviéticos) foi o cenário da mais importante batalha da II Guerra Mundial. Foi aqui que os Russos conseguiram finalmente parar o avanço dos Nazis, nos campos de petróleo do Caucaso, em Baku, tendo sido esta acção considerada por muitos historiadores como o ponto de viragem da guerra. Antes da derrota Nazi (na qual a cidade ficou completamente destruida e custou milhares de vidas) o exército de Hitler nunca tinha sido derrotado. Depois de Stalingrado nunca mais ganhou uma batalha. Após o pequeno almoço inicio da visita da cidade que terá como pontos altos o “Memorial á Guerra” Mamayev Kurgan, seguido de um excelente diorama e uma visita muito interessante ao museu. Almoço, jantar e noite a bordo.

5º Dia – KARA KUM
Passe um dia relaxante a borbo do Trans-Siberiano enquanto passamos pelo deserto de Kara Kum no Kazakistão. Aprecie a paisagem e as aldeias remotas onde, em algumas, efectuaremos breves paragens. Refeições e noite a bordo.

6º Dia – KHIVA
Atravessando o Uzbekistão chegaremos, à tarde, a Urgench. Transfer para Khiva uma cidade com 2.500 anos que, no passado, foi um dos mais importantes centros de comércio e onde se cruzavam todas as rotas entre a Mongólia, Rússia, China e Pérsia. A riqueza que ostentava no passado é bem evidente nos magnifícos edifícios, mesquitas, bazares e minaretes que estão dentro da cidade murada, e que foram restaurados, com a ajuda da UNESCO, para as celebrações dos 2.500 anos da cidade. O almoço será servido a bordo e o jantar será numa das antigas residencias do Khan. Depois de jantar regressaremos ao combóio e continuação da nossa viagem em direcção a Merv. Noite a bordo.

7º Dia – MERV
Tranquila manhã a bordo e após o almoço, ao principio da tarde, chegada a Mary e imediato transfer para Merv. Merv foi em tempos uma das cidades da Rota da Seda e foi deixada “morrer” depois do Emir de Bukhara ter destruído a barragem de que a cidade dependia para ter água. Visitaremos pelo menos uma das 5 cidades muradas que existem numa area de 50 milhas quadradas antes de regressarmos ao combóio e partir em direcção a Ashgabat. Jantar e noite a bordo.

8º Dia – ASHGABAT
Hoje chegamos á capital do Turkmenistão, Ashgabat, a “Las Vegas de Kara Kum”. Passaremos o dia nesta nova cidade mandada construir pelo presidente vitalício Sapamurat Turkmenbashi. Ao principio da tarde regressamos ao combóio e pelos desertos do Uzbekistão e partida para Bukhara. Refeições e noite a bordo.

9º Dia – BUKHARA
Chegada á maior cidade oásis do deserto do Uzbekistão, Bakhara. Mais pequena do que outras cidades do país não deixa de ser tão impressionante quanto a grande Samarkand. Tal como em Khiva a UNESCO renovou grande parte da cidade, em 1999, para o seu 2.500 aniversário. Os pontos altos do tour desta cidade incluem a visita ao Ark, residência fortificada dos Emires de Bukhara, governantes que ficaram famosos pela sua crueldade e que viveram nos tempos soviéticos. O almoço será numa das muitas “medressehs” (lindissimas escolas islamicas em azulejo) após o qual sairemos da cidade para visitar o Palácio da Lua e das Estrelas do Emir. Regresso ao nosso “hotel sobre rodas” e continuação da viagem em direcção a Samarkand. Jantar e noite a bordo.

10º Dia – SAMARKAND
Muitas palavras se escreveram para descrever esta jóia do mundo islamico, a “Paris do Mundo Muçulmano”, “Roma do Este”. A lista dos seus admiradores não tem fim, Marco Polo, Tamerlane e Alexandre O Grande são alguns deles. Fundada no século VI A.C. a sua arquitectura dá-nos uma indicação do que foi o seu status como uma das mais importantes cidades da Ásia. Passaremos o dia a visitar os seus magníficos edifícios nos quais está incluída a Mesquita de Bibi Kharum, o Observatório de Ulag Beg e a bela Praça Registan ( na imagem ao lado). O jantar será próximo desta iluminada Praça após o qual regressaremos ao combóio para partirmos rumo a Tashkent. Noite a bordo.

11º Dia – TASHKENT
Chegada a Tashkent a cidade capital do Uzbekistão. Após o pequeno almoço visita desta agradável e moderna cidade de estilo soviético, que foi reconstruída depois de um devastador terramoto em 1966. Voltamos ao combóio para almoçar e, através do Kazakistão, continuaremos a nossa viagem para Almaty. Jantar e noite a bordo.

12º Dia – ALMATY
Durante a manhã chegada a Almaty, a maior cidade do Kazakistão. Implantada num vale, no sopé das montanhas de Tien Shen, iremos almoçar num tradicional Kazak “Yurt” seguindo-se, pela tarde, a visita da cidade. Voltamos ao combóio para… o último jantar e noite a bordo do Trans-Siberian Express.

13º Dia – TRAVESSIA PARA A CHINA
Chegada à fronteira entre o Kazakistão e a China. Passaremos as próximas hora em formalidades aduaneiras para entrada no território Chinês. Paciência será o nosso lema para o dia de hoje! Cumpridos todos os trâmites, embarcaremos no nosso combóio privativo Orient Express. Distribuição de cabines. Aproveite o resto do dia para se acomodar e “descobrir” o conforto deste “emblemático” combóio. Jantar e noite a bordo.

14º Dia – URUMCHI
O nosso tour de hoje incluí a visita ao Lago Heavenly que fica a 1.900 metros de altura e é dominado pela Bogda Feng com os seus 5.445 metros - o nosso “Pico de Deus”. Este idílico local parece uma parte da Suiça ou do Canadá implantado no meio do deserto de Gobi. Jantar e noite a bordo enquanto fazemos a travessia do deserto de Gobi.

15º Dia – DUNHUANG
Após o almoço chegaremos a Liuyang. Desembarque e transfer para Dunhuang, uma pequena cidade oasis, onde terá oportunidade de visitar o fascinante complexo de cavernas dos mil Budas Magao que é constituido por quase 500 grutas, escavadas há centenas de anos atrás, e repletas de uma espectacular colecção de esculturas e murais representativas da evolução da religião e arte Budista, por um periodo de mais de 1000 anos. Mais de 2000 estatuas e 45000 murais ainda estão lá conservados. De efectuará uma visita de camelo ao Lago do Crescente e ás espantosas dunas de areia do deserto de Gobi. Ao entardecer assistiremos a um espectáculo de folclore e o Jantar será servido perto das dunas antes de regressarmos ao combóio para partirmos, já noite dentro, em direcção a Jiayuguan.

16º Dia – JIAYUGUAN
Pela manhã chegada a Jiayuguan. É neste local que se situa a fortaleza no fim da Grande Muralha da China. Terminada a sua construcção em 1372, este monumento foi perfeitamente restaurado e é considerado um dos mais importantes do noroeste da China. Após visita do forte e do museu regresso ao combóio pela hora do almoço. Partida para a nossa próxima escala, Xian. Refeições e noite a bordo.

17º Dia – XIAN
Chegamos a meio da manhã á antiga cidade de Xian. O nosso tour terá como pontos altos a visita á Grande Mesquita, os 14KM da muralha da cidade, as Torres Drum e Bell e o Pagode do Grande Ganso Selvagem. A tarde será dedicada á visita dos mundialmente famosos Guerreiros de Terracota, descobertos por camponeses á cerca de 30 anos. As 6000 figuras de terracota, dispostas linha após linha de guerreiros e cavalos, são um dos maiores achados arqueológicos do século XX. Se o tempo permitir iremos visitar o Lago Huaqing e as suas nascentes de água quente. Regresso á cidade para jantar e assistir a um espectáculo da Dinastia Tang. Regresso ao combóio para a última noite a bordo do Orient Express.

18º Dia – BEIJING
Passamos o dia em direcção a Norte para Beijing onde chegaremos ao princípio da tarde. Viajámos 11.353 KM desde Moscovo e agora resta-nos fazer a despedida da tripulação que cuidou de nós durante todo este tempo. Transfer para o Peninsula Palace Hotel* (ou similar). Jantar e alojamento.

19º Dia – BEIJING
Após o pequeno almoço saida para um dia inteiro de visita à cidade que incluirá, entre outros locais de interesse turistico a Praça de Tiananmen, o Templo do Céu e a Cidade Proíbida. Regresso ao hotel ao fim da tarde. Jantar e alojamento.

20º Dia – BEIJING
Depois do pequeno almoço saída para a indispensávle visita à Grande Muralha da China em Badaling e também dos Túmulos Ming. Almoço na cidade e de tarde terá tempo livre no mercado de fim-de-semana (aberto todos os dias). À noite o nosso jantar de despedida num elegante restaurante da cidade. Alojamento no Hotel.

21º Dia – BEIJING/LISBOA
Pequeno almoço no hotel. Em hora a combinar localmente, transfer para o aeroporto e inicio da viagem de regresso a Lisboa via capital Europeia.

22º Dia – LISBOA
Chegada ao aeroporto da Portela.

Esta viagem pode ser desenhada à sua medida. Consulte-nos para mais informações e reservas sobre a viagem de comboio dos seus sonhos!