CRUZEIROS - DICAS

ANTES DE EMBARCAR:

Há uma companhia de navegação, um cruzeiro e um navio que satisfaça praticamente todos os gostos imagináveis. Por isto, é importante que tenha em conta a sua própria personalidade no momento de escolher um cruzeiro. Os navios avaliam-se pela sua tonelagem, dividindo-se em três categorias principais:

Barco de Cruzeiro Navios pequenos: Com capacidade para um máximo de 500 passageiros, têm uma tonelagem entre 2.000 e 20.000 toneladas. Recomendáveis, se o que deseja é intimidade e navegar com um reduzido número de passageiros, com gostos parecidos aos seus. Alguns dos navios mais exclusivos do mundo pertencem a este grupo, assim como os de expedição. Geralmente, os horários e programas diários são muito mais flexíveis e o nível de serviço superior. Em contrapartida, os espaços públicos e o entretenimento são mais limitados que nos grandes navios.

Navios médios: Com capacidade para alojar entre 500 e 1.000 passageiros, têm uma tonelagem entre 20.000 e 50.000 toneladas. São muito estáveis em alto mar e proporcionam um maior número de espaços públicos, diversas opções de entretenimento e um programa de actividades mais estruturado. 0 ambiente a bordo recria o de um clube privado.

Navios grandes: Têm capacidade para alojar entre 1.000 e 3.700 passageiros e com uma tonelagem entre 50.000 e 142.000 toneladas. Se deseja desfrutar de uma experiência cheia de diversão, com uma atmosfera que praticamente recria a de uma cidade em alto mar, acompanhado por muitos mais passageiros de estilos e idades diferentes, escolha um destes cruzeiros. A maioria oferece uma grande variedade de actividades para famílias e com espectáculos nocturnos de grande qualidade (tipo broadway). Funcionam com um programa muito estruturado de horários, tanto no restaurante como nas actividades comuns. Alguns, inclusivamente, dispõem de mini-golf, court de ténis, pista de patinagem sobre o gelo, grandes e espectaculares salas de teatro, centros de beleza, discotecas, etc.

VIAGENS DE NOIVOS

Um cruzeiro é o cenário ideal para dar "rédea solta" ao romantismo próprio de um a lua de mel. Para além de ser uma viagem muito fácil de organizar, onde praticamente o único a fazer é apresentar-se no porto de embarque no dia da partida. Para além de um cruzeiro permitir aos noivos ajustarem-se a um valor definido, já que quase tudo está incluído no preço. Algumas companhias apresentam reduções especiais para uma viagem de noivos.

VIAJAR EM FAMÍLIA

A viagem de cruzeiro proporciona as férias ideais para as famílias. Muitos navios oferecem tarifas reduzidas para as crianças, sempre que estas ocupem um camarote com dois adultos. Alguns navios oferecem programas especiais para as crianças, como a Royal Caribbean International, com o seu programa "Adventure Ocean". O seu experiente pessoal sabe como manter as crianças divertidas, com uma variedade de actividades diárias para quatro grupos etários: "Aquanauts" (3-5 anos), "Explorers" (6-8 anos), "Voyagers" (9-12 anos) e "Navigators" (13-17 anos). Na maior parte dos seus navios, existe também um centro para adolescentes e jovens, para que possam divertir-se também durante a noite.

QUE PERGUNTAS FAZER

Piscina Interior É importante considerar o seu agente de viagens como um conselheiro, não meramente como um vendedor de viagens. Como conhecedor em viagens, poderá aconselhá-lo do cruzeiro e todos os serviços adicionais que necessite. Existem algumas perguntas que deverá fazer antes de reservar a sua viagem:

- "Estão as taxas portuárias incluídas no preço do cruzeiro?"
- "Qual o custo dos vôos e serviços em terra, desde Portugal até ao ponto de partida do cruzeiro?"
- "Que custos extras devo contemplar? (estes poderão incluir, seguro, gastos de cancelamento da viagem, gratificações, excursões em terra, lavandaria e bebidas)"
- "Qual a política de cancelamento da companhia de navegação?"
- "Se cancelar o cruzeiro, cobrirá o seguro todas os gastos aplicados pela companhia?"
- "Oferece a companhia de navegação, descontos por reserva antecipada ou outros incentivos?"

RESERVA DO CRUZEIRO

O melhor conselho que podemos dar-lhe é que planeie e reserve o seu cruzeiro com a maior antecedência. Depois de escolher o navio, o cruzeiro, a data e a categoria de camarote pretendida (interior, exterior ou suite), será solicitado o pagamento de um depósito de cerca de 25% contra a confirmação da sua viagem.

Ao fazer a reserva, é importante que especifique qual o turno de refeição que prefere, favor verificar a informação "horários do restaurante", se necessita de algum tipo de dieta ou atenção especial (tipo cadeira de rodas). A maioria das companhias de navegação solicitam uma série de dados pessoais, que com a confirmação do seu cruzeiro, tais como; nome completo, número de passaporte, data de emissão e expiração do mesmo e data de nascimento.

Todas as companhias de navegação publicam os seus preços baseados nas taxas e câmbios de divisa vigentes no momento de impressão dos folhetos, pelo que se reservam ao direito de alterar estes preços em caso de aumento das taxas, alteração nos câmbios de divisas, ou outros custos para além do seu controle.

Depois de liquidar o total do seu cruzeiro, receberá a sua documentação de viagem onde estão etiquetas de bagagem, que devem ser colocadas nas suas malas antes de embarcar. Recomendamos certifique que todos os dados da passagem estão correctos.

O CAMAROTE

Quarto Nos camarotes poderá encontrar todos ou alguns dos seguintes serviços:

- Casa de banho privada, com banheira ou chuveiro, dependendo da categoria reservada.
- Tomadas eléctricas.
- Rádio com vários canais. Em muitos navios, também TV e vídeo.
- Duas camas ou cama de casal. Em muitos navios, as duas camas podem converter-se em cama de casal. - Telefone, para comunicação entre camarotes ou para o exterior. - Nos camarotes de luxo ou suites, poderá dispor de sala e bar.
- Cofre de segurança (na sua falta poderá depositar os objectos de valor na caixa forte do barco).
- Toalhas, sabonete, champô e amaciador (nos navios de luxo encontrará uma grande variedade de artigos de higiene).

PROGRAMA DO DIA

Cada noite receberá no seu camarote, o programa de actividades e excursões a terra do dia seguinte. Nele se detalham, os horários de cada actividade, as horas de saída e regresso das excursões em terra, o programa de filmes e outras informações que lhe podem ser úteis, como o vestuário mais adequado para cada noite (de festa, de gala ou informal).

EXCURSÕES EM TERRA

As excursões, que se realizam nas escalas do cruzeiro, devem-se reservar e comprar a bordo durante o primeiro dia. Algumas, em especial as que incluem serviços do tipo, alojamento em hotel com lugares limitados, deverão ser reservados antes de embarcar. Solicite, se o desejar, o programa de excursões do cruzeiro que estarão disponíveis com alguma antecedência. Em alguns cruzeiros ou companhias, poderá reservar as excursões antes da partida.

HORÁRIOS DO RESTAURANTE

Cruzeiro As refeições nos restaurantes poderão ser servidas em turno aberto, onde cada qual toma a sua refeição na mesa que queira e com quem queira ou em dois turnos, sendo atribuído a cada um dos passageiros um horário e mesa reservada durante todo o cruzeiro. Nos cruzeiros com dois turnos de refeição, pode solicitar o turno que deseja, sujeito a disponibilidade, e que se confirmará antes de embarcar. Os horários habituais nos restaurantes com dois turnos são, respectivamente:

Pequeno almoço: 06h30 / 08h30
Almoço: 12h00 / 13h30
Jantar: 18h30 / 20h30

Os horários podem variar quando o navio está em porto, para se ajustar ao programa de excursões em terra.

FUMADORES

A maioria das companhias de navegação não permitem fumar nos restaurantes. Outras dividem os seus restaurantes numa área de fumadores e outra de não fumadores. A grande maioria solicita aos seus passageiros, que não fumem charutos ou cachimbo no interior dos espaços públicos. Não obstante, alguns navios dispõem de um salão especialmente destinado para este fim.

GRATIFICACÕES

Navio à Vela As gratificações são norma geral a bordo dos cruzeiros. Na realidade, o conceito das gratificações a bordo não corresponde à tradicional "gorjeta", mas sim dentro do conceito internacional de "serviço". Aí o motivo porque a maioria das companhias de navegação não a incluem no preço do cruzeiro. A importância correspondente ao serviço será cerca de €11, por pessoa e dia, repartido entre o camaroteiro e os empregados de mesa do restaurante. A bordo, receberá informação sobre as sugestões mais apropriadas.

Alguns navios adicionam automaticamente na conta, as gratificações para o pessoal de bar. Normalmente as gratificações são entregues na última noite do cruzeiro. Antes de embarcar ou durante o cruzeiro, a sua agência de viagens, especialista em cruzeiros ou o director do cruzeiro poderão aconselhá-lo a respeito. É política de algumas companhias não se esperar gratificações e, especialmente nos cruzeiros de mais luxo, não são aceites.

PAGAMENTOS A BORDO

Todos os gastos efectuados, exceptuando o casino, lojas e alguns serviços especiais a bordo, serão debitados numa "conta pessoal" que deverá ser liquidada no final do cruzeiro. No dia anterior ao desembarque, receberá no seu camarote, um extracto dos seus gastos a bordo. Deve conferi-lo, e se encontrar algum engano, deverá comunicar de imediato à recepção, antes de liquidar a sua conta. Não se aceitam reclamações de despesas incorrectas uma vez tenha desembarcado.

DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM

A grande maioria dos cruzeiros publicados requerem passaporte válido com o mínimo de 6 meses e em alguns países pedem visto de entrada. Nestes casos, se participa na excursão a terra programada pela companhia, não é necessário ter visto individual. Se desejar "baixar" a terra por sua conta, deverá obter os vistos correspondentes. Favor consultar em cada caso.

SEGURANÇA NO MAR

Exercício de salvamento: A legislação marítima internacional, estabelece que nas 24 horas seguintes ao embarque, deve realizar-se um exercício de salvamento, ao qual deverão assistir todos os passageiros, para se famializarem com os procedimentos de evacuação do navio em caso de emergência. É importante que assista. Detrás da porta do seu camarote, encontrará as instrucões necessárias e o seu colete salva-vidas. O exercício de salvamento realiza-se na língua oficial do navio e na maioria deles distribuem-se, nos camarotes dos passageiros de outras nacionalidades, uma circular com as instruções no seu idioma.

Serviço médico: Os preços dos serviços médicos, não estão incluídos no preço do cruzeiro. O hospital está equipado com os medicamentos mais frequentes, material clínico e equipa cirúrgica para tratamentos de urgência. Mesmo assim, recomendamos leve consigo todos os medicamentos que possa necessitar.

COMUNICAÇÕES

Actualmente existem duas formas de contactar com um navio:

1. Através do Serviço Móvel Marítimo (INMARSAT), marcando o prefixo internacional "00" seguido do indicativo oceânico.
Atlântico Este e Mediterrâneo: 871
Atlântico Oeste: 874
Pacífico: 872
Índico: 873
e de seguida o número de telefone ou fax do navio.

2. Através da operadora, marcando "098". Deverá indicar o nome do navio, número de telefone ou fax e o lugar em que se encontra. A operadora chamará mais tarde para passar-lhe a comunicação.

DESEMBARQUE

Na noite antes de desembarcar, deverá deixar a sua bagagem junto da porta do seu camarote, do lado exterior, à hora que indique o programa do dia.