GUIAS DE CIDADES - BOMBAIM

Fotografia de BombaimBombaim, Índia. Cidade do mar da Arábia, capital do estado de Maharashtra e antiga capital do extinto estado de Bombaim. É a mais importante cidade comercial e industrial da Índia, tendo ultrapassado Calcutá. Nos inícios do século XVI, os Portugueses tiveram uma pequena feitoria na ilha de Bombaim, a qual fazia parte do dote de D. Catarina de Bragança quando esta, em 1661, desposou Carlos II de Inglaterra. Embora possuindo um soberbo porto natural, a ilha (actualmente península) era quente, húmida, baixa e pantanosa, e a zona de influência do interior estava bloqueada pelas majestosas escarpas dos Gates Ocidentais, que atingem 1524 m de altitude, a curta distância da costa.

Bombaim adquiriu proeminência quando as estradas e depois o caminho de ferro venceram os Gates Ocidentais, possibilitando o comércio do algodão; contudo, debatem-se sempre com carências energéticas. A sua importância aumentou enormemente com a abertura do canal de Suez, em 1869, quando a cidade se transformou na porta de entrada na Índia. Existe um arco triunfal junto do porto, conhecido por Portas da Índia, que comemora a chegada do rei (imperador) Joreg V e da rainha (imperatriz) Maria em 1911.

O recente desenvolvimento de uma indústria de extracção de petróleo de jazigos submarinos aumentou ainda mais a importância de Bombaim. A gama de indústrias actuais inclui praticamente todos os bens de consumo- automóveis, têxteis, uma florescente indústria cinematográfica e outras. Embora no porto da ilha Elefanta haja grutas-templos hindus dignas de serem visitadas, a cidade é mais conhecida pelos seus edifícios vitorianos do que pelas construções hindus ou muçulmanas. Tribunais, escolas, estações ferroviárias e museus foram todos construídos em versões vitorianas dos estilos europeu e oriental. É também a única cidade da Índia com um significativo movimento diário de ligações ferroviárias com a zona central de escritórios. Bombaim tornou-se o centro da comunidade dos Parses, os Zoroastrianos da Pérsia, que exercem profunda influência em grandes empresas indianas.

VOOS E ALOJAMENTOS

Ida-e-Volta Só ida
De:
Para:
Partida:

Regresso:

 Só voos directos  Datas Flexíveis
Classe:
Adulto(s):   2 a 11 Anos:   < 2 Anos:
Máximo: 6 passageiros por reserva
Máximo: 1 bébe (<2 anos) por adulto
 

O TEMPO

(Ultima actualização )
DataMax./Min.DiaNoite

Dados gentilmente cedidos por weather.com The Weather Channel