GUIAS DE CIDADES - DEHLI

Fotografia de DehliDehli, Índia. Capital da República Federal da Índia, situada nas margens do rio Yamuna, nos limites entre os estados nortenhos de Uttar Pradesh e Haryana. A cidade está localizada numa região estratégica que une os vales do Indo e do Ganges, limitada a sul pela cadeia Aravalli e a norte pelos Himalaias. Situa-se a sul da cidade de Panipat, onde se travaram muitas batalhas famosas entre potências invasoras oriundas da fronteira noroeste e as civilizações das planícies gangéticas.

A cidade tem duas partes distintas: Velha Deli e Nova Deli. Velha Deli é uma cidade muçulmana centrada em volta de Forte Vermelho, construído pelo imperador Shah Jehan entre 1636 e 1658. As suas ruas são estreitas e buliçosas: a beleza e a serenidade encontram-se no interior dos pátios dos edifícios mais importantes. Nova Deli foi proclamada capital da Índia pelos Britânicos em 1911, mas a cidade, recém-construída, só foi oficialmente inaugurada em 1931. O projecto é do arquitecto britânico Sir Edward Lutyens (1869-1944) e é uma cidade espaçosa e de ruas orladas de árvores. Nova Deli ergue-se em redor de Rajpath Avenue, de 5 km de comprimento e 0,8 km de largura, conhecida anteriormente por Kingsway e que conduz ao enorme Palácio do Vice-Rei, actualmente residência dos presidentes de Índia (Rashtrapati Bhawan). De um dos lados fica o Parlamento, o Lok Sabha. Edifícios governamentais flanqueiam de ambos os lados a Rajpath. A norte fica Connaught Place, um círculo de edifícios de colunas ocupados por lojas e escritórios e que actualmente estão a ser substituídos por arranha-céus. Na parte sul de Nova Deli situam-se o Aeroporto de Palm, novas universidades e os estádios construídos em 1982 para os Jogos Asiáticos.

Os lugares de interesse incluem o Forte Vermelho, a Mesquita de Jami Majid, o Rashtrapati Bhawan (apenas o exterior) e a Rajpath Avenue, a Qutb Minar, de 22 m de altura, considerada a torre de pedra mais alta do Mundo, Tughlaqabad (ruínas de uma cidade fortificada) e o Observatório Astronómico de Jai Singh, o marajá de Jaipur.

Em 1948, o Mahatma Gandhi, que tentara conseguir o relacionamento harmonioso entre muçulmanos e hindus, foi assassinado em Deli por um fanático hindu. Um santuário nacional ergue-se no local da sua cremação, em Ram Shat. Em 1984, Indira Gandhi, primeira-ministra da Índia e filha do pândita Nehru, foi assassinada em Deli por militantes Sikhs.

As indústrias de Deli - muitas delas instaladas em aglomerações satélites - incluem os produtos químicos, têxteis, artefactos de borracha e artesanato variado.

VOOS E ALOJAMENTOS

Ida-e-Volta Só ida
De:
Para:
Partida:

Regresso:

 Só voos directos  Datas Flexíveis
Classe:
Adulto(s):   2 a 11 Anos:   < 2 Anos:
Máximo: 6 passageiros por reserva
Máximo: 1 bébe (<2 anos) por adulto
 

O TEMPO

(Ultima actualização )
DataMax./Min.DiaNoite

Dados gentilmente cedidos por weather.com The Weather Channel