GUIAS DE CIDADES - DUBLIN

Fotografia de DublinDublin, Irlanda. Capital da República da Irlanda, em ambas as margens do rio Liffey, na costa oriental. Os vikings fundaram uma colónia na foz do rio no século IX e aí permaneceram até Brian Boru, o rei guerreiro da Irlanda, os ter expulsado depois da Batalha de Clontarf (1014). Os Normandos fizeram de Dublin base para a conquista da Irlanda em 1170. Nos finais da Idade Média, porém, o território sob o domínio inglês já havia sido reduzido a uma pequena área em volta de Dublin denominada The Pale (a Paliçada).

Dublin é, em ampla medida, uma cidade do período jorgiano. A Mansion House, a residência do Lord Mayor desde 1715, foi o local onde, em 1919, se proclamou a independência do país. A Leinster House, onde se reúne o Dail, ou Parlamento, foi iniciada em 1744. A Custom House (1791) e Four Courts (1786) datam do mesmo período. O'Connell Street, uma das artérias mais largas e mais belas da Europa, avança para norte desde o Liffey, passando pelo edifício dos Correios, sede dos insurrectos durante a Revolta da Páscoa de 1916. O Castelo de Dublin, de traça em parte normanda, foi sede da administração britânica da Irlanda durante séculos. Foi restaurado para alojar repartições do Governo. A sul do Liffey, ergue-se a Catedral de S. Patrício, com uma torre do século XIV encimada por uma flecha do século XVIII.

Dublin tem laços preciosos com a literatura. Jonathan Swift (1667-1745), autor das Viagens de Gulliver, nasceu em Hoe's Court e foi deão da catedral durante 32 anos, a partir de 1713. O dramaturgo George Bernard Shaw (1856-1950) nasceu em Synge Street, e o escritor Oliver Goldsmith (cerca de 1728-1774) estudou no Trinity College. Nas proximidades, fica Merrion Square, onde nasceu outro dramaturgo, Oscar Wilde (1854-1900). James Joyce (1882-1941), autor de Dubliners e Ulysses, também nasceu da cidade.

Na biblioteca de Trinity College encontram-se o Book of Kells, um livro ilustrado dos Evangelhos do século VIII, e a harpa de Brian Boru, rei irlandês do século XI, que serve de emblema de marca do produto mais famoso de Dublin, a cerveja Guinness, fabricada perto da Estação Hueston, um dos principais terminais ferroviários da cidade. Pela Ponte de Hueston passa a estrada para Phoenix Park, que, com cerca de 7 km², é o maior parque urbano da Europa.

A posição estratégica de Dublin, diante da Grã-Bretanha, o seu porto, aeroporto e rede de estradas fazem dela o ponto fulcral do comércio e indústria irlandeses. Tem indústrias eléctricas, metalúrgicas, alimentares e gráficas e é o maior terminal das ligações de ferry-boats e a porta de entrada no país para a maior parte dos turistas.

VOOS E ALOJAMENTOS

Ida-e-Volta Só ida
De:
Para:
Partida:

Regresso:

 Só voos directos  Datas Flexíveis
Classe:
Adulto(s):   2 a 11 Anos:   < 2 Anos:
Máximo: 6 passageiros por reserva
Máximo: 1 bébe (<2 anos) por adulto

ALGUNS ALOJAMENTOS

De seguida apresentamos algumas propostas de alojamento para o destino que escolheu. Se quiser receber mais informações (preços, condições, disponibilidades, etc...) contacte-nos.

Ripley Court Hotel Ripley Court Hotel - 3 estrelas
Localizado no centro da cidade a poucos minutos do International Financial Services Center, da Connolly Railway and Dublin Area Rapid Transit (DART) Station, e da O'Connell Street. Com 100 quartos, todos com casa-de-banho privativa, televisão, telefone, ferro e tábua de engomar e cofre.
   
Hibernian Hotel Dublin Hibernian Hotel Dublin - 4 estrelas
Um santuário de tranquilidade no centro de Dublin. Inserido num edíficio Victoriano do final do século XIX. Dispõe de 40 quartos todos com casa-de-banho privativa, televisão, telefone, ar-condicionado, rádio entre outros.
   
Davenport Hotel Davenport Hotel - 4 estrelas
Localizado no centro da cidade, inaugurado em 1993 num magnífico edíficio de 1863. Dispõe de 108 quartos, 10 suites júnior e 2 suites. Todos os quartos dispõem de casa-de-banho privativa, ar-condicionado, televisão por cabo e filmes, telefone com voicemail, fichas para computadores, cofre e secador de cabelo. Estão disponíveis quartos para não fumadores.
   
Westin Dublin Westin Dublin - 5 estrelas
Localizado junto do Trinity College, e de outros pontos de interesse turístico da cidade, inserido num elegante edíficio do século XIX, a curta distância da famosa Grafton Street, conhecida pelas suas lojas exclusivas. Os seus quartos dispõem de casa-de-banho privativa, cofre, televisão, fichas para computadores, entre outros. O hotel dispõe ainda de bar, restaurante, ténis, lojas e um fitness center.
   
Gresham Hotel Dublin Gresham Hotel Dublin - 4 estrelas
Localizado em O'Connell Street, a poucos minutos da Temple Bar e da National Gallery. Dispõe de 187 quartos todos com casa-de-banho privativa, telefone, ar-condicionado, rádio . Dispõe de restaurante.
   
 

O TEMPO

(Ultima actualização )
DataMax./Min.DiaNoite

Dados gentilmente cedidos por weather.com The Weather Channel