GUIAS DE CIDADES - OSLO

Fotografia de OsloOslo, Noruega. Capital, maior cidade, porto mais importante e principal centro industrial do país, ao fundo do Oslofjord, na costa sueste da Noruega.

Fundada em 1048 por Harald Hardrade, rei da Noruega de 1046 a 1066, a cidade prosperou como centro de comércio e portuário, sendo elevada a capital em 1299. A principal fortaleza da Noruega foi aqui construída em Akershus na Idade Média.

Após um devastador incêndio ocorrido em 1624, a cidade foi reconstruída e recebeu o nome de Cristiânia, em honra de Cristiano IV, então rei tanto da Noruega como da Dinamarca, mas voltou a adoptar o nome anterior em 1925.

As indústrias da cidade primitiva desenvolveram-se ao longo das margens do rio Aker. À volta delas, as casas dos trabalhadores, mercadores e funcionários do Governo espalharam-se pelos lagos, bosques e pântanos para o interior do porto. Como resultado desta irradiação, a Oslo moderna ocupa mais de 450 Km2, o que torna uma das maiores cidades do Mundo em área. Mas retém uma atmosfera rural fora do centro citadino, muito mais pequeno, em virtude das amplas zonas de cintura verde utilizadas pelos residentes para passeios a pé e prática de esqui.

A espinha dorsal da cidade é a avenida conhecida como Karl Johansgate. O nome provém do rei Karl XIV Johan, marechal francês do tempo de Napoleão que foi eleito príncipe herdeiro da Suécia em 1810 e veio a ser rei da Noruega sob a monarquia dupla estabelecida no final das Guerras Napoleónicas. O seu palácio, no centro de Oslo, continua a ser a residência oficial dos monarcas noruegueses. A avenida que tem o seu nome liga o palácio aos principais edifícios da cidade: a catedral (construída em 1697), em frente da qual existe uma estátua do rei Cristiano IV; o mercado central; os edifícios originais da Universidade, fundada em 1811, e o Storting, o Parlamento da nação.

Ao redor deste conjunto dispõem-se os teatros, museus e galerias, entre as quais uma dedicada á obra do pintor expressionista Edvard Munch (1863-1943). Perto também, fica o Parque Frogner, ornamentado com obras do escultor Gustav Vigeland (1869-1943), e mais para o interior as rampas de saltos de esqui de Holmenkollen, onde desde 1892 se realiza um campeonato anual de saltos.

A ilha de Bygdoy, diante do porto, alberga uma soberba exposição marítima que inclui: navios restaurados dos Vikings; o Fram, o navio usado pelo explorador Fridtjof Nansen para a sua viagem através dos gelos flutuantes do Ártico em 1893-1896; o Gjoa, o navio em que Roald Amundsen se tornou em 1903, o primeiro homem a atravessar a passagem do Noroeste, e a Kon-Tiki, a jangada de madeira de balsa em que o antropólogo Thor Heyerdahl cruzou o Pacífico, da América do Sul até à Polinésia, em 1947.

As manufacturas de Oslo incluem equipamento eléctrico, artigos de metal, madeira, lacticínios, máquinas-ferramentas, produtos químicos, têxteis e navios.

VOOS E ALOJAMENTOS

Ida-e-Volta Só ida
De:
Para:
Partida:

Regresso:

 Só voos directos  Datas Flexíveis
Classe:
Adulto(s):   2 a 11 Anos:   < 2 Anos:
Máximo: 6 passageiros por reserva
Máximo: 1 bébe (<2 anos) por adulto

ALGUNS ALOJAMENTOS

De seguida apresentamos algumas propostas de alojamento para o destino que escolheu. Se quiser receber mais informações (preços, condições, disponibilidades, etc...) contacte-nos.

Thon Europa Thon Europa - 3 estrelas
Localizado no centro da cidade, perto do Palácio Real, de restaurantes, teatros e da principal zona comercial da cidade (Karl Johansgate). Os quartos dispõem de televisão, rádio, telefone, mini-bar e secador de cabelo.
   
First Hotel Millenium First Hotel Millenium - 4 estrelas
Inaugurado em 1998, este hotel com localização central, junto do Parlamento, fica a apenas 2 minutos a pé da Avenida Karl Johan. Os seus 112 quartos dispõem de casa-de-banho privativa, secador de cabelo, mini-bar e televisão.
   
Rica Grand Hotel Rica Grand Hotel - 5 estrelas
Hotel de luxo, situado na principal avenida de Oslo, a Karl Johan, entre o Parlamento e o Palácio Real, junto à zona comercial e cultural da cidade. Dispõe de 289 quartos, com televisão, mini-bar, secador de cabelo e telefone.
   
Radisson SAS Scandinavia Radisson SAS Scandinavia - 4 estrelas
Hotel no centro da cidade, junto do Palácio Real. Os seus 488 quartos dispõem de rádio, televisão com canais de vídeo, telefone, mini-bar, ar-condicionado e secador de cabelo. O hotel dispõe ainda de um bar no topo do edíficio com vistas sobre a cidade, piscina e health club.
   
 

O TEMPO

(Ultima actualização )
DataMax./Min.DiaNoite

Dados gentilmente cedidos por weather.com The Weather Channel