GUIAS DE CIDADES - PONTA DELGADA

Fotografia de Ponta DelgadaPonta Delgada, Açores. Cidade e sede de concelho do mesmo nome, localizada na costa sul da ilha de S.Miguel, e capital da Região Autónoma dos Açores.

Ponta Delgada desenvolveu-se a partir de uma povoação de pescadores e comerciantes, pouco depois apoiados pelos serviços centrais representados pela Alfândega, que para aí foi transferida em 1518 da primeira capital, Vila Franca do Campo.

Em 22 de Outubro de 1522, um sismo destruiu Vila Franca do Campo e causou milhares de vítimas em toda a ilha de S. Miguel. Embora Vila Franca fosse prontamente reconstruída, a vila de Ponta Delgada continuou a adiantar-se-lhe na actividade mercantil e no abrigo das naus da Índia, de modo que em 2 de Abril de 1546 um alvará de D.João III, elevou-a à categoria de cidade. Este monarca protegeu a construção da igreja matriz no lugar da Ermida de S.Sebastião e tendo como titular o mesmo santo. As setas do seu martírio são o elemento dominante do brasão municipal.

Ainda no século XVI, construi-se junto do Castelo de S. Brás um porto abrigado dos ventos dominantes de oeste. Mas, nos temporais do Sul, o mar acometia os barcos fundeados em frente da cidade e por vezes invadia as ruas vizinhas do litoral. Daí que, desde os primeiros tempos, se projectasse a construção de um molhe de abrigo. No entanto, esse projecto só conheceria concretização em 1861.

A cidade cresceu a partir das primeiras manifestações do constitucionalismo e em consonância com o aumento de exportação de laranjas para Inglaterra. Tinha, como ainda hoje, belos edifícios religiosos, com toda a monumentalidade do barroco, e nobres residências solarengas. Entre os mais importantes, refira-se: a igreja matriz, do século XVII e XVIII; o antigo Colégio dos Jesuítas (séculos XVI-XVII); os antigos Paços Municipais (século XVII); a Porta da Cidade, do século XVIII, e o convento da Conceição, transformado em 1832 em Palácio da Prefeitura, depois Governo Civil e hoje sede da presidência do Governo Regional dos Açores.

Na ilha de S. Miguel, desde o início do povoamento (1444) que se cultivava o trigo e vinha para abastecimento das praças portuguesas de Marrocos. O pastel e a urzela, plantas tintureiras, foram, até à invenção dos corantes artificiais, uma apreciável fonte de rendimento, sendo exportados para os centros de lanifícios da Flandres. Produziu bastante cana-de-açúcar e hoje principalmente beterraba, existindo uma fábrica para extracção do açúcar desta planta em Santa Clara. A cultura das laranjas, afectada por uma praga no século XIX, foi substituída pela dos ananases cultivados em estufas, actividade que continua próspera na região de Ponta Delgada. A criação de gado bovino, favorecida pela abundância de prados naturais, e a indústria de lacticínios são também um complemento da actividade das ilhas dos Açores. Na ilha de Santa Maria cultivam-se vinha em socalcos e cereais.

VOOS E ALOJAMENTOS

Ida-e-Volta Só ida
De:
Para:
Partida:

Regresso:

 Só voos directos  Datas Flexíveis
Classe:
Adulto(s):   2 a 11 Anos:   < 2 Anos:
Máximo: 6 passageiros por reserva
Máximo: 1 bébe (<2 anos) por adulto

ALGUNS ALOJAMENTOS

De seguida apresentamos algumas propostas de alojamento para o destino que escolheu. Se quiser receber mais informações (preços, condições, disponibilidades, etc...) contacte-nos.

Canadiano Canadiano - 3 estrelas
Localizado a cerca de 10 minutos do aeroporto, junto do Museu Carlos Machado e a pouco mais de 5 minuto a pé da principal zona comercial da cidade. Dispõe de 50 quartos, com casa-de-banho privativa, secador de cabelo, cofre, música ambiente, telefone e televisão. O Hotel dispõe ainda de bar, restaurante e sala de televisão.
   
Avenida Avenida - 4 estrelas
Localizado no coração de Ponta Delgada, dispõe de 120 confortáveis quartos, todos com casa-de-banho privativa e equipados com ar condicionado, telefone, TV Cabo, acesso à Internet, cofre. O Hotel dispõe de bar, restaurante, sala de jogos e sala de reuniões.
   
São Miguel Park São Miguel Park - 3 estrelas
Localizado no centro de Ponta Delgada, dispõe de 163 quartos com casa-de-banho privativa. O Hotel dispõe ainda de restaurante, bar, piscina interior e exterior, fitness centre com jacuzzi, banho turco e massagens.
   
Açores Atlântico Açores Atlântico - 4 estrelas
Hotel moderno, localizado no centro de Ponta Delgada, oferece 130 quarto, 5 suites e 5 suites juinor. Dispõe de restaurante, bar, ginásio, piscina interior aquecida, cabeleireiro, centro de negócios, estacionamento e três salas de reuniões.
   
Marina Atlântico Marina Atlântico - 4 estrelas
Junto ao mar, na Avenida Marginal de Ponta Delgada, no Hotel Marina Atlântico os diferentes tons de azul, os variados castanhos, as madeiras ou as pedras escuras, que delineiam o contemporâneo estilo náutico, brilham com a luz que atravessa os vidros que forram todo o exterior deste distinto hotel. O Hotel Marina Atlântico dispõe de 184 quartos, divididos em: 161 Twins, 19 Singles e 4 Suites. Todos os quartos estão equipados com: ar condicionado, telefone, TV Cabo, ligação à Internet, rádio, mini-Bar, cofre e secador de cabelo. O hotel oferece restaurante, bar, salas para reuniões e conferências e ainda os seguintes serviços: business center, Wi-Fi nas áreas públicas, room service, health club Top Fitness Mar, massagens, cabeleireiro e salão de estética, lavandaria, rent-a-car.
   
 

O TEMPO

(Ultima actualização )
DataMax./Min.DiaNoite

Dados gentilmente cedidos por weather.com The Weather Channel