MINHO VERDEJANTE

A Região do Minho é a nossa proposta. Uma região caracterizada pela simpatia das suas gentes, pelas suas festas, acompanhadas da alegria de comer e beber, porque aqui as artes da mesa desafiam a imaginação, numa terra que empresta sabor genuíno à carne, ao peixe, aos enchidos, aos saborosos legumes e produz vinho sem rival que tudo tão bem acompanha.

De barco, de comboio, de carro marque encontro com esta região, percorrida por um dos mais belos rios de Portugal. No Douro profundo sinta e respire a paisagem assombrosa desenhada por braços humanos que da terra arrancam o famoso vinho. Inscrita no Património da Humanidade, fica para sempre esculpida na memória de quem a vê.

Para a sua estadia sugerimos Solares da Antiga Nobreza, remodelados para lhe oferecerem todo o conforto dos tempos modernos, mas mantendo a traça e toda a tradição dos tempos antigos. Estas são as nossas sugestões:

Paço de São Cipriano Paço de São Cipriano – Categoria A
Nos arredores de Guimarães, bem protegido pelas árvores seculares que o rodeiam, surge, depois de uma longa caminhada, o deslumbrante Paço de S. Cipriano, construído no século XV. A torre que enforma a parte central do edifício esconde a magia e esplendor dum quarto com cama de dossel. Um jardim de buxos, tílias, rosas, camélias e outras espécies, convidam-no a mergulhar durante horas num mundo verde e repousante. Os 4 quartos duplos e os 3 quartos twins estão decorados com quadros de antepassados, cortinas bordadas e camas de dossel; a biblioteca está repleta de livros antigos que apetece ler; urna sala serve de pequeno museu, onde se podem ver algumas curiosidades e urna colecção de armas; e a antiga cozinha, com urna gigantesca chaminé de granito, acolhe os hóspedes ao pequeno-almoço e integra a sala de estar.

 
Quinta do Monteverde Quinta do Monteverde – Categoria A
O solar de séc. XVI e a Quinta fizeram parte do morgado da Casa das Torres da Sra. das Neves de Sendim, pertença desde meados do séc. XVI da família Cunha Lobo Barbosa Sottomaior. Em 1820 entrou na família o Juíz genovês Luigi Vital Monteverdi, tendo passado a propriedade a ser conhecida por Quinta do Monteverde. Com uma localização privilegiada, onde campo, praia e foz do rio Neiva estão presentes em todo o seu esplendor, a Quinta do Monteverde preserva o mobiliário e decoração originais proporcionando uma requintada e inesquecível estadia. Dispõe de 5 quartos duplos e 2 quartos twins, de uma biblioteca, sala de conferências, sala de jogo, sala de refeição, piscina e ainda de ténis.

 
Paço de Calheiros Paço de Calheiros – Categoria A
Notável e imponente edifício, tradicionalmente considerado como o mais representativo das nobres casas do Minho. Resplandecem nos seus interiores lembranças de tempos gloriosos, guarda no silêncio do cair das águas das fontes de granito os segredos e história da família Calheiros, que aqui vive desde sempre. Situado numa encosta de uma das colinas que circundam a vila de Ponte de Lima, o Paço de Calheiros, rodeado de belos jardins, domina a perder de vista, um dos mais grandiosos cenários da região. Dispõe de 6 quartos duplos e 3 quartos twins, aquecimento central, bar, biblioteca, sala de conferências, sala de refeições, sala de TV, piscina e ainda court de ténis.

 
Casa da Várzea Casa da Várzea – Categoria B
Bonita casa solarenga minhota situada na tranquila freguesia de Beiral, a meia distância entre as vilas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, dispondo de bons acessos e excelentes vistas panorâmicas. A casa encontra-se na posse da família, pelo menos desde o séc. XVI, tendo sido profundamente remodelada no séc. XVIII. O interior da casa foi totalmente recuperado e, num pequeno bar no piso térreo, são proporcionadas aos visitantes provas de vinhos da região. Uma ampla piscina virada para a serra e um antigo celeiro em madeira são lugares de encanto e lazer. Com 5 quartos duplos e 1 quarto twin, a casa dispõe de bons acessos e de uma excelente vista panorâmica que se perde no horizonte recortado pelas serras da Peneda e Miranda.

 
Casa de Rodas Casa de Rodas – Categoria B
Situada a 1 km de Monção, a Casa de Rodas, antiga de vários séculos e com vestígios de diferentes épocas, foi edificada pelos Pita Palhares Antas Marinho e pertence à mesma família desde sempre. Tem vários salões e uma bonita capela integrada numa quinta de lavoura onde se produz o Vinho Alvarinho. Possibilita-lhe agradáveis passeios nos jardins ou na frondosa mata de árvores seculares. Com 5 quartos duplos e 4 twins, a casa dispões ainda de uma sala de jogos para lazer e uma piscina.

 
Quinta de Santa Comba Quinta de Santa Comba – Categoria C
Construção do Séc. XVIII, nos arredores de Barcelos, a antiga casa de Santa Comba, dispõe de 3 quartos duplos e 3 quartos twins, servidos por uma sala de estar e uma cozinha, tudo acompanhado por um acolhimento caloroso. A varanda em granito com traves enormes tipicamente rural leva-nos a uma linda capela. Por seu turno, os equipamentos dedicados ao lazer e conforto dos hóspedes são outra mais-valia da Quinta de Santa Comba. Quem aqui se dirige pode desfrutar dos prazeres de uma piscina, do sossego dos jardins verdejantes e bem cuidados, do recolhimento de uma capela, bem como de uma biblioteca para os amantes mais ávidos das intimidades da leitura. Devido à sua vocação agrícola, a propriedade desfruta de um ambiente campestre ímpar, bem enquadrado pelas cavalariças e pela vacaria.

 
Casa do Monte Casa do Monte – Categoria C
Perto de Barcelos, na estrada que liga a Viana do Castelo, somente a 3km, fica a Casa do Monte, rodeada de um lindíssimo jardim de relvado e flores bem cuidadas. Situada num ponto elevado sobre a cidade de Barcelos e o vale do rio Cávado, a Casa do Monte surpreende pela extraordinária vista panorâmica que proporciona. O interior da casa está decorado com mobiliário alentejano, encantadoras peças de madeira decoradas com brilhantes e coloridos desenhos florais. No que toca ao espaço reservado ao alojamento, os hóspedes podem contar com 3 quartos duplos e 3 quartos twins muito sossegados e devidamente equipados para proporcionarem todo o conforto necessário. A propriedade dispõe de vários jardins com uma estrutura muito agradável, recantos ao ar livre e sombra de pinheiros e carvalhos, onde é possível encontrar uma tranquilidade incomparável. A Casa do Monte oferece ainda, no seu espaço reservado, uma piscina e um court de ténis. Para os amantes da natureza e exploradores por vocação, a proprietária da casa, propõe, a pedido, a organização de passeios a pé pela bonita região.