MONTES ALENTEJANOS

Com um pitoresco fora do comum, o Alentejo é uma das regiões mais características de Portugal. Ocupando quase 1/3 do território total do país, foi desde sempre um local de grandes herdades onde predomina a monocultura. As cearas e os sobreirais dominam a paisagem. As mudanças das estações, mais verdes durante o inverno, esfuziantes dourados durante o verão, atraem cada um dos visitantes que por lá passam. As vilas e aldeias, caiadas de branco, tornam-se intemporais com o isolamento desde há muito votadas. A gastronomia, humilde mas original, apenas valoriza um povo, rico em acolhimento e simpatia. O turismo de interior e o redescobrimento do litoral Alentejano, ganha cada vez mais adeptos.

Montes alentejanos, é uma associação de vários montes, que além da coordenação e promoção do Turismo no Espaço Rural na região do Alto Alentejo, oferece toda uma estrutura de lazer, não apenas nas herdades onde se inserem os Montes, como nas barragens e localidades próximas. Os Montes estão dotados de todo o conforto a nível de alojamentos, salas de leitura e de jogos, lareiras, piscinas, picadeiros cobertos para a pratica de equitação durante todo o ano, serviço de refeições onde predomina a perfumada gastronomia alentejana, artesanato local, etc.

Descubra através dos Montes Alentejanos o contacto com a natureza, a simpatia dos seus proprietários, passeie através dos campos a pé, de bicicleta ou de jeep, pesque junto aos rios e barragens, observe a fauna local, os javalis, as perdizes, fotografe um pôr-do-Sol, passeie a cavalo... e no fim do dia, regresse ao seu Monte para um mergulho na piscina e uma retemperadora refeição acompanhada de um vinho da região e adormeça ao som dos grilos e das cigarras.

 
Monte da Várzea Monte da Várzea
O Monte da Várzea de Água de Salteiros situa-se num vale sobranceiro à ribeira de Longomel, nos arredores da cidade de Ponte de Sôr e a escassos quilómetros da barragem de Montargil. Constituído por um conjunto de casas e dependências agrícolas, este monte oferece ao viajante a possibilidade de desfrutar uns dias no campo, num ambiente típico de um verdadeiro Monte Alentejano.


Monte do Chamusquinho Monte do Chamusquinho
O Monte do Chamusquinho situa-se junto à barragem de Montargil. Além das diversas modalidades aquáticas proporcionadas pela barragem, o visitante pode praticar equitação, percursos pedestres e passeios de bicicleta. Os amantes da caça dispõem de uma "reserva" - a coutada de Stª Margarida com cerca de 2000ha - onde se organizam caçadas de pombo, lebre, coelho, perdiz e montaria e esperas ao javali. Organizam-se matanças do porco para grupos.


Monte da Fraga Monte da Fraga
Situado nos arredores de Mora, num cabeço debruçado sobre uma velha azenha, o Monte da Fraga proporciona o contacto com a rica natureza envolvente e um vasto conjunto de actividades de recreio: passeios de bicicleta TT, caminhadas, pesca, tiro aos pratos, ténis, piscina e Centro Hípico - com práticas de picadeiro, passeios a cavalo, em charrete e carroça típica alentejana. Este Monte é pródigo em espécies cinegéticas, e possui um pavilhão de caça para a preparação de almoços e outros encontros.


Monte de Cavaleiros Monte de Cavaleiros
O Monte de Cavaleiros situa-se no concelho de Avis e faz parte de uma exploração agrícola cinegética de carácter familiar, ficando integrado numa zona de caça turística de cerca de 4000ha, onde coabitam o javali, o veado, o moflon, o gamo, a lebre, a raposa, o coelho, o pombo, a perdiz e o pato bravo. A pesca e os safaris fotográficos são outras das actividades alternativas que o Monte porporciona ao visitante para além do contacto directo com a natureza e da vivência do quotidiano agrícola.


Monte dos Bordalos Monte dos Bordalos
Sobranceiro à albufeira do Maranhão, o Monte dos Bordalos situa-se no concelho de Avis e está longe da civilização, numa paisagem magnífica, em plena zona de caça turística de Calatrava, com cerca de 9000ha. Monte rústico com quase 300 anos, verdadeiramente alentejano, está decorado com mobiliário autêntico dos séc. XVIII e XIX. O sossego é total.


Monte dos Aroeirais Monte dos Aroeirais
O Monte dos Aroeirais situa-se em Fronteira, no distrito de Portalegre. Monte totalmente restaurado e decorado segundo o estilo da região, está equipado com todo o conforto, incluindo ar-condicionado, amplas casas de banho, salão com lareira, etc. No meio de um jardim florido, encontra-se a piscina do Monte. O Monte dos Aroeirais dispõe de um Centro Hípico, com lições de equitação em picadeiro coberto ou ao ar livre e passeios a cavalo. Possui também um enorme salão de festas (400 pessoas sentadas).


Quinta do Belo Ver Quinta do Belo Ver
A Quinta do Belo-Ver situa-se na vila histórica de Belever, localidade a Norte do rio Tejo, célebre pelo seu imponente castelo medieval. Graças à posição privilegiada desta Quinta desfruta-se uma ampla vista sobre o rio e a vila. Nas imediações da Quinta do Belo-Ver situa-se a praia fluvial de Alamal, sendo também possível realizar passeios de barco na albufeira da Barragem de Belver.


Herdade da Sanguinheira Herdade da Sanguinheira
A Herdade da Sanhuinheira situa-se a poucos quilómetros de Ponte de Sôr, num vale florido e verdejante que contrasta com a floresta de sobreiros e pinheiros das encostas sobranceiras. Recentemente restaurado, este monte tem um conjunto de infra-estruturas de lazer como o moderno Centro Equestre, composto por 2 picadeiros (1 coberto e outro ao ar livre) para a prática de equitação em cavalos "Puro-sangue Lusitano".


Monte Velhor da Jordana Monte Velhor da Jordana
O Monte Velho da Jordana situa-se perto de Pavia, vila que remonta ao período neolítico e que tem na anta-capela de S. Dinis um dos mais espectaculares monumentos pré-históricos do país. O Monte é uma típica habitação do séc. XIX, restaurada respeitando a simplicidade e rusticidade da construção original. O visitante pode caçar na vizinha coutada turística, pescar na barragem do Maranhão, e fazer observação ornitológica. Na região existem ainda as ruínas da antiga Vila Romana de Cabeção.

Monte do Padrão Monte do Padrão
O Monte do Padrão situa-se nos arredores de Avis. Residência da família Telles de Carvalho há mais de 200 anos, este Monte é tipicamente alentejano, e está dentro de uma reserva de caça de 2350ha. O Monte oferece amplas possibilidade de desfrutar a sua estadia: desportos naúticos em barragem privada, passeios a cavalo, de bicicleta e moto 4 e um percurso de caça Compak-Sporting Kronson (modalidade olímpica de tiro aos pratos) e campo de tiro a hélices, com fosso e 5 máquinas.

Quinta do Cabeçote Quinta do Cabeçote
A Quinta do Cabeçote situa-se em Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira. Célebre pelas suas águas termais. Cabeço de Vide destaca-se ainda pela importância do seu centro histórico com realce para a antiga barbacã. A Quinta do Cabeçote foi recentemente restaurada, mantendo a traça original da região aliada ao conforto característico de uma casa de campo alentejana.

Monte de Pêro Viegas Monte de Pêro Viegas
O Monte de Pêro Viegas encontra-se a escassos quilómetros de Avis. Construído nos finais do séc. XIX, o Monte foi propriedade e residência de campo do poeta Mário de Saa, que aqui escreveu parte significativa da sua obra literária. Situado na área de reserva de caça de Calatrava (9000ha) este Monte é ideal para a prática deste desporto. A pesca e as actividades aquáticas são praticadas na barragem do Maranhão (5 km).

Quinta dos Ribeiros Quinta dos Ribeiros
Esta quinta está situada nas cercanias da vila de Alpalhão, no concelho de Nisa. Integrada numa exploração agrícola com métodos de produção biológica, pratica uma agricultura diversificada. A Quinta é composta por um conjunto de edifícios recuperados segundo os traços originais e da região, dispondo de uma sala de exposição e venda de produtos locais, regionais e produtos biológicos aqui produzidos. Bem perto da Quinta podem visitar-se localidades ricas em património arquitectónico, paisagístico e artesanal: Alpalhão, Nisa, Castelo de Vide, Portalegre ou Marvão.


Estas são apenas algumas sugestões para os seus fins-de-semana. Para outras opções, informações e reservas contacte-nos.