AJUDA - CONSELHOS ÚTEIS AO VIAJANTE

De seguida apresentamos uma lista de recomendações e conselhos compilada pela APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo. Mais informações sobre viagens podem ser consultadas no site da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Escolher uma agência de viagens:

Planear uma viagem, pode tornar-se confuso e demorado. Um agente de viagens, oferece uma variedade enorme de soluções, por exemplo de meios de transporte, ao mesmo tempo que é capaz de propor ao melhor preço um destino em determinada época, seja através de tarifas especiais, descontos em reservas, capacidade negocial, etc. O agente de viagens, é um consultor.

Os profissionais das Agências de Viagens, normalmente conhecem ou têm vasta informação, das cidades, hotéis, museus, locais de compras, clima, etc, determinante para as pessoas que viajam. Este conhecimento, é fundamental na satisfação do cliente e determinante para o potencial consumidor, seja para a compra de uma simples passagem aérea ou noite de hotel, até ao mais completo pacote turístico. O agente de viagens, de uma maneira geral, tem uma enorme capacidade de aconselhamento.

Antes de viajar:

Obtenha informações sobre o seu destino turístico, com destaque para a necessidade de Visto ou de qualquer outro documento de identificação, verificar se o passaporte tem a validade exigida por alguns países, que poderá ir até 6 meses após a viagem. Lembramos que a falta de documentos para viajar implica a impossibilidade da sua concretização.

Nas viagens de avião, as crianças devem viajar acompanhadas. No entanto é possível viajarem sem acompanhante, de acordo com regras estabelecidas. Para informação completa, antes de viajar deve contactar a sua agência de viagens ou obter informação junto do Ministério da Administração Interna - Direcção Central de Fronteiras.

Leve somente o essencial. E não se esqueça de levar alguns medicamentos de primeiros socorros, enjoo e desarranjos intestinais, analgésicos, anti-ácidos, anti-gripais e remédios específicos com receitas médicas.

É importante conhecer as condições climatéricas e a cultura do país de acordo com a época em que se realiza a sua viagem, por forma a fazer-se acompanhar da roupa apropriada. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante deparará com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

Informe-se da representação diplomática, no destino, fazendo-se acompanhar do contacto (morada, telefone, etc).

Verifique a cobertura do seu Seguro em relação a viagens. Informe-se com o seu agente de viagens sobre seguro-saúde.

Informe-se da moeda local, cotação da moeda de origem, formas de pagamento universais, etc. Nunca se deve fazer acompanhar de elevadas quantias. Deve ainda separar o dinheiro, por forma a que em caso de perca ou roubo, não fique sem qualquer dinheiro.

Solicite, por escrito, todas as confirmações relativas aos serviços contratados. Leia atentamente todas as condições do programa de viagem escolhido. Recolha a informação relativa até quando pode haver cancelamento sem multas, troca de datas e reembolso da passagem aérea. Identifique, de forma bem visível, toda a sua bagagem. Se vai viajar de avião, nunca a abandone a sua bagagem no aeroporto, antes do check-in. A pontualidade na hora do embarque é importante. Se o passageiro chegar em cima da hora, a companhia poderá não conseguir embarcar sua bagagem no mesmo vôo, provocando atrasos na entrega. Em caso de surgir algum problema durante a viagem, contacte o representante local ou a agência de viagens.